'); Saneamento para Alter ou por que devo aderir à água tratada? - O BOTO - Alter do Chão
[ editar artigo]

Saneamento para Alter ou por que devo aderir à água tratada?

Saneamento para Alter ou por que devo aderir à água tratada?

As obras de implantação da rede de água potável que deve servir Alter do Chão já estão em andamento. A rede de coleta de esgoto com subestações está prevista para uma segunda etapa. O progresso das obras é bastante lento devido a muitos ajustes que precisam ser feitos constantemente. O último gargalo foi a inclusão do bairro Caranazal. Esse ramal não havia sido calculado e nem orçado no projeto aprovado e iniciado. Esse esforço dos moradores mostra como a obra é importante e esperada, mesmo aos trancos e barrancos. A inclusão de um novo bairro inteiro deve mexer com todo o planejamento e cronograma. Além disso, até hoje há pouca transparência sobre o que o consumidor haverá a pagar para a água.


No canteiro de obras atrás do Sairódromo podemos ver que já se levanta gigante contra o céu uma nova caixa d'água de 28 metros de altura. O poço de 250m de profundidade já está cavado. A água desse poço, proveniente do lençol freático, será bombeada para um reservatório apoiado --uma cisterna gigante com capacidade para 400 mil litros. A mesma água depois passará por um processo de tratamento numa estação de cloração e com isso se torna uma água limpa e segura, pronta para ser distribuída à população. Para ganhar pressão, será bombeada para o alto da caixa d'água e de lá descerá para a vila. Os canos que distribuirão já estão estocados. No total, uma vez pronta, a rede abrangerá 40km, sem contar o Caranazal. O primeiro bairro a ser atendido será o Jacundá 1, onde o cadastro dos usuários já está acontecendo. Trabalho feito pela COSANPA. A previsão para início das obras é fevereiro.  

O destino dos microsistemas existentes da vila

Na vila existem atualmente dois microssistemas. O microssistema do Bairro União, instalado e administrado pelo próprio bairro e o microssistema do centro de Alter do Chão. O microsistema do centro da vila, tão velho quanto criticado, tem um déficit muito grande. A sua tubulação parece bem antiga e dificilmente aguentará a pressão do novo sistema. O seu destino ainda é incerto. O microssistema do bairro União parece mais novo e o aproveitamento de parte da sua rede está em discussão. A administração distrital de Alter está acompanhando as obras bem de perto, o que é muito importante. Ainda aguardam, por exemplo, uns quilometros de asfalto a serem colocados nas ruas em volta do Luso. Uma obra que evitará que as chuvas constantemente inundem a rua principal com areia. De toda forma, seria interessante colocar primeiro os canos para depois pavimentar.

Interesses da vila em jogo ou gato por lebre?

No primeiro artigo sobre o tema está escrito:

A COSANPA procura com urgência um conselho com respaldo na comunidade, independente e competente, que pode acompanhar de muito perto a implantação do saneamento na vila."

Por enquanto, esse conselho é formado pela Administração Distrital, Ivan Moreira, presidente da AMACarauari e engenheiro civil, sr. Carlos Santos e Pedro Orlean Rodé, presidente da associação do Jacundá 1 e as outras associações e moradores. Vale o alerta: o momento de se envolver e acompanhar de perto é agora. Mais tarde não adianta chorar pelo leite derramado.

 

Valor da tarifa

Outras perguntas que a COSANPA não respondeu até aqui é o valor da tarifa que será cobrada pela água, o famoso "relógio" que ninguém quer.  Estamos correndo risco de comprar gato por lebre.

 

Custo de instalação da rede de abastecimento por casa 

O Boto igualmente não conseguiu uma resposta satisfatória com qual custo o proprietário haverá de arcar "da cerca para dentro", da rua pública que é pública até a casa dele para se conectar. Outra incógnita é como será o procedimento em casas de veraneio. Um caso bem particular, já que metade das casas de Alter do Chão são de proprietários que as usam só nos fins de semanas e feriados. O contato com esses proprietários não é feito através de associações nem indo de casa em casa, como está sendo feito até agora. 

O presidente da associação do Jacundá 1 Pedro Rodé relata que a COSANPA está tentando desenvolver um bom trabalho na comunidade do Jacundá, porém ainda faltam esclarecimentos em relação as tarifas que serão cobradas mediantes a instalação dos hidrômetros nas residências. Motivos que deixam muitos moradores receosos com esse projeto.

 

Esgoto só numa segunda etapa

A prometida rede de esgoto será executada num segundo momento. Do ponto de vista técnico colocarão a rede de água tratada de um lado da rua e a de esgoto do outro, o que não elimina a questão dos inúmeros cruzamentos e do asfalto que será rasgado várias vezes. Para dar um exemplo, o engenheiro responsável André Santos prevê que as valas abertas para colocar os canos da água precisam permanecer abertas durante 2-3 semanas para consolidar o aterro, tudo sem ainda conhecer as condições do solo, da previsão do tempo etc.. Mais detalhes sobre a rede de esgoto no artigo: Saneamento - Alter é diferente.

Motivos de sobra para aderir à água encanada e tratada

Ter saneamento básico é um fator essencial para um país poder ser chamado de país desenvolvido. Mas atenção! Quando falamos em saneamento básico, logo imaginamos o abastecimento de água e o esgotamento sanitário. Entretanto saneamento abrange também limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos tanto quanto drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, todos fundamentais para a qualidade de vida de uma população. Enquanto água potável é um bem muito precioso e cada vez mais escasso em outros lugares do mundo, no Norte do Brasil, onde vivemos, é a região com a maior concentração de água doce do mundo. Mesmo assim tem ainda por ai muita gente sem água encanada em casa. Para mudar isso aqui motivos para todos aderir à água encanada.

Água - um direito seu!

Já pensou abrir a torneira e não sair água? Nunca precisamos mais lavar as nossas mãos do que agora! No Brasil, a constituição assegura o acesso a água tratada em sua casa. Ter saneamento está diretamente ligado ao desenvolvimento sustentável de uma cidade ou região, é fundamental para ter um futuro sustentável em Alter do Chão e evitará surtos de diarreia, hepatites e outras doenças e surtos transmitidos pela água. Dessa maneira o novo sistema de água encanada de Alter do Chão preserva a saúde dos seus moradores, melhora sua educação e ajuda na expansão do turismo.

Água encanada é progresso

Água encanada é um mediador direto do progresso,  de desenvolvimento, da democracia e da igualdade. Numa cidade na qual todas as casas dispõem de água encanada, todo mundo, rico ou pobre bebe a mesma água, homens, mulheres, crianças. A fornecedora da água é obrigada a garantir sua pureza e qualidade. 

Água encanada é segura

A água fornecida pela rede é tratada e clorada. Essa água muitas vezes é superior a água de um poço mal cuidado que não é desinfetado com regularidade.

Água encanada valoriza

Ter sua casa ligada e rede de água valoriza a mesma. Mais ainda quando futuramente será implantada a coleta e o tratamento de esgoto.

Saneamento básico preserva

Saneamento básico (água e esgoto) preserva o que a vila tem de mais valioso, o meio ambiente, os recursos hídricos, os rios, lagos e igarapés. Preserva agora e para gerações futuras.

Aderindo a campanha da COSANPA, garanta a ligação da água até a sua cerca, incluindo o relógio, sem custo. O boleto do pagamento mensal serve como comprovante de residência. 

A COSANPA elaborará, além de um cadastro das pessoas que querem aderir a água também um cadastro negativo. Dessa maneira seria interessante escolher em qual se inscrever para exercitar sua cidadania. 

 

Mais informações? http://www.cosanpa.pa.gov.br/ Atendimento 0800 70 71 195 e com os cadastristas autorizados que percorrerão as casas.

O BOTO - Alter do Chão
Susan Gerber-Barata
Susan Gerber-Barata Seguir

Suíça com passagem por design e jornalismo de moda. Apaixonou-se tardiamente pelo Brasil e mais tarde ainda pela Amazônia, especialmente a culinária amazônica. Cozinha, escreve e fotografa livros, uns sobre culinária amazônica.

Ler conteúdo completo
Indicados para você