A releitura em versão vegana de um prato brasileiro com nome russo vira ainda mais brasileiro usando o nosso caju. Misture variações de caju mais ácidas com mais doces, pois elas se dão muito bem com o molho cremoso, elaborado com as deliciosas castanhas do mesmo caju. Para ficar dentro do tema, a picância vem da páprica – que nada mais do que uma pimenta de cheiro vermelha, seca, saborosa e importada - por isso pode ser substituído sem dó por uma local. A corzinha apetitosa da páprica também se alcança com pitadas de colorau. Uma certa acidez, tão típico do molho, é por conta da mostarda. No prato abaixo foi substituído pela mostarda amazônica, o arubé, nada mais do que um tucupi muito bem temperado e engrossado. Falta só colher os cajus. Os mais azedos combinam muito bem com o sal do prato. Os mais doces contrastam com o molho apimentado e picante, acrescentando um toque agridoce ao mesmo. Quem quer agradar gregos e troianos, mistura as duas qualidades.
Strogonoff de caju ao leite de castanhas de caju
Ingredientes
- 2 punhados de castanhas para o leite de castanhas, posto de molho na véspera resultando em 150-200 ml de leite de castanhas de caju ou a gosto de creme de leite
- Azeite
- Sal e pimenta a gosto
- ½ cebola cortada em meias-luas
- 3-4 pimentões regionais em listras
- 1 pedaço de gengibre ralado
- 1-2 dentes de alho picados
- 6-8 de cajus, dependendo do tamanho, de preferência não muito ácidos, em listras ou cubos
- 1-2 colher/es (sopa) de arubé ou mostarda ou a gosto
- Páprica picante ou doce/pimenta de cheiro ou colorau a gosto
- ½ cheiro verde picado
- 1 punhado de castanhas de caju para salpicar
Passo a passo
Na véspera cubra as castanhas com 1 copo de água e deixe de molho por algumas horas ou uma noite. No dia bate as castanhas com a água para obter 1 copo de leite de castanhas.
Pique o restante dos ingredientes.
Refogue a cebola junto com o pimentão e o gengibre num generoso fio de azeite. Acrescente um pouco de sal e o alho picado. Continue refogando. Junte o caju picado e espere aquecer. Baixe o fogo e incorpore o leite de castanhas.
Cozinhe em fogo baixo até engrossar um pouco.
Tempere com sal, pimenta, páprica/pimenta de cheiro e a mostarda/arubé a gosto. Incorpore o cheiro verde, corrija os temperos e sirva acompanhado de arroz, salpicado com as castanhas e umas pitadas de páprica. A páprica pode ser substituído por pitadas de colorau.