O BOTO - Alter do Chão
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Crianças e lambanças saudáveis!

Crianças e lambanças saudáveis!
Siriá Vegetariano e Vegano
nov. 29 - 3 min de leitura
000

Lá vem o aviãozinho....dicas de uma chef-educadora para a boa alimentação das crianças!

Nesses mais de trinta anos de profissão como educadora infantil, percebo que as famílias se preocupam com a qualidade do alimentar das crianças. Ainda mais agora, que enfrentamos um vírus tão desafiador! Portanto, aí vão algumas dicas para incluir mais saúde no prato e afastar guloseimas e processados.

Tudo começa pela conscientização e motivação. É preciso que toda família tome consciência da importância dos alimentos saudáveis para todos.


Mapa do tesouro do campo à mesa

Nesse mapa, pesquisem juntos a cadeia produtiva dos alimentos do campo que chegam as feiras e mercados centrais. Valorize os pequenos produtores orgânicos, famílias produtoras, ONGs apoiadoras, associações e cooperativas.


Na medida do que a criança seja capaz de compreender, mostre à ela como muita gente levanta bem cedinho pra cuidar daquilo que vamos comer.


Uma hortinha ou uma plantinha pra cuidar!

Crie uma pequena hortinha de temperos, ou mesmo apenas um vasinho, com salsinha e outros itens para cuidarem juntos.


Hortaliças divertidas

Reserve um dia da semana para brincarem com sabores de hortaliças cruas, provando estrelinhas de beterraba, rodelinhas de cenouras, folhinhas de manjericão, por exemplo.


Um passeio de observação pela natureza

Procure um lugar legal próximo a sua casa ou mesmo o seu quintal e observe com as crianças as plantas e árvores do entorno.Os animais naturais do lugar como pássaros, insetos e até mesmo os pets, pesquise com eles sobre esses animais e plantas.

Diário da comida

Crie um diário de registro das observações semanais, com desenhos ilustrativos realizados pelas crianças. Incentivar a pesquisa é motivar para a vida.


Sejam chefs divertidos

Escolham itens saudáveis e montem pratos divertidos com carinhas bem legais! Brinquem juntos que são chefs famosos e montem uma linda mesa com os pratos divertidos realizados por vocês. Fotografe e mande no zap da família, depois mostre às crianças os comentários, certamente elogiando a boa alimentação.


Piquenique no quintal

Crie e monte com as crianças sanduíches com patês de legumes, alface picadinho, tomates, cenoura e beterraba raladinhas, etc. Reserve frutas para uma boa salada de frutas. Organize um piquenique no quintal ou mesmo na varanda da casa!
 

Eu já fiz piquenique até na cabaninha da sala de casa em dia de chuva e garanto: foi um sucesso!

Agora que já montamos um roteiro pedagógico, coloque-o em prática e lembre-se: para vencer a propaganda massiva de ultraprocessados e guloseimas, que perpetuam o capitalismo selvagem com uma indústria alimentícia que em nada contribui para a saúde.  É preciso motivação, determinação e alegria.

Seja a revolução que você pode ser!






Denunciar publicação
    000

    Indicados para você