Na última sexta-feira, 09 de abril, ocorreu a abertura do I Curso de Formação Jurídica de Lideranças comunitárias da Diocese de Óbidos com o Seminário online “Educação Popular e a resistência dos povos do Baixo Amazonas”, no canal Maparajuba, no Youtube.
O evento foi organizado pela Pastoral Social da Diocese de Óbidos em parceria com o Maparajuba Advocacia Popular na Amazônia, Najup Cabano Ufopa e Ministério Público do Estado e contou com a palestra do prof. Dr. Salomão Hage (Ufpa).
A mesa de bertura contou com a presença do Reitor Hugo Diniz (Ufopa), Jair Garcia (Pastoral Social), Ciro Brito (Maparajuba), André Azevedo (Najup Cabano), Ione Missae (Promotoria Agrária) e o líder indígena Juventino Katxuyana (AIKATUK). Para o Coordenador do Maparajuba, Ciro Brito, “O evento é importante para retomar e fortalecer a discussão sobre educação popular como uma forma de fortalecer a resistência dos povos do Baixo Amazonas frente aos retrocessos de direitos e ao avanço dos ciclos econômicos ecocidas”.
O Seminário abriu o curso que terá 40 horas de carga horária para um público de 50 pessoas pré-selecionadas. Incluirá os módulos Introdução ao Direito, realizado no dia 10 de abril, Direito Constitucional, Direito Agrário, Direito Ambiental, Direito à Cidade e Justiça Restaurativa. As formações devem se estender até junho deste ano, integralmente de forma remota devido à pandemia do Coronavírus.