Alter do Chão está enfrentando e haverá de enfrentar grandes desafios. A curto prazo Alter do Chão deve almejar dispor de uma subprefeitura. Só uma subprefeitura permite mais autonomia na administração de um polo que vive de um lado do turismo, por outro lado tem moradores fixos e temporários. O Conselho de Desenvolvimento Comunitário será decisivo nesse processo, já que cabe ao Conselho a ponte entre comunidade, associações e administração pública. Além disso, o conselho deve elaborar projetos em prol da vila e procurar parceiros para financiar os mesmos. Unida, a vila pode sonhar muito alto.
Alguns dos desafios a serem encarados de maneira comunitários serão: Saneamento básico que deveria garantir tanto água potável para todos os bairros quanto esgotamento sanitário, limpeza urbana, coleta e destinação de resíduos sólidos de maneira sustentável e drenagem e manejo das águas pluviais sem danificar as ruas de terra. Uma conquista básica, por exemplo, será conseguir microsistemas de água para bairros ainda não contemplados. O mesmo conselho deve lutar para melhorar a mobilidade urbana, começando pelo ônibus, melhorias na praça central e uma vila mais sustentável em geral.
Num outro nível Alter do Chão deveria lutar para a revisão do plano diretor com adaptações para Alter e validar a APA desengavetando o plano de manejo. Exigir transparência e prestação de contas dos milhões que financiarão o Sairé.
Dia 20 de Outubro 2024 - Eleição da nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Alter do Chão
Resolução da Comissão Eleitoral
A Comissão Eleitoral das eleições 2024 do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Alter do Chão com as atribuições que lhe foram definidas convoca as eleições nos seguintes termos:
A eleição para a diretoria do Conselho Comunitário acontecerá em votação direta e secreta. Quem pode participar? Todos os moradores e comunitários de Alter do Chão e entornos, que estejam com suas obrigações em dia perante a justiça eleitoral e tenham seu domicílio eleitoral na área de abrangência do Conselho considerando o limite das comunidades do São Raimundo no sentido Eixo Forte e divisa com o município de Belterra/PA, no sentido Estrada do Pindobal (Vila Alter do Chão, comunidades de São Raimund, Ramal do Laranjal e Caranazal).
Quem pode ser eleito? A diretoria do Conselho Comunitário será formada por membros das associações de Alter do Chão. As chapas não podem ser formadas por dois representantes da mesma associação. A diretoria será uma chapa composta de quatro (4) pessoas, membros da Diretoria Executiva e três (3) do Conselho Fiscal. Os candidatos devem estar em dia com as obrigações estatutárias de suas entidades associadas e as obrigações estatutárias do CDCA. A Diretoria Executiva será composta por
1 Presidente
1 Vice-Presidente
1 Diretor Financeiro
1 Diretor Administrativo.
O mandato dos membros eleitos para a Diretoria será de 2 (dois) anos, permitida uma única reeleição para o mesmo cargo, por período igual e consecutivo.
O Conselho Fiscal é o órgão responsável por fiscalizar a administração contábil e econômico-financeira do CDCA. Será composto por 3 (três) membros eleitos pela Assembleia Geral, com mandato de 02 (dois) anos, coincidente com o mandato da Diretoria, com posse no ato de sua eleição, sendo permitida a recondução.
A inscrição das chapas para a diretoria e Conselho Fiscal se fará pelo zap ou e-mail no período de 18 de Setembro 2024 até 15 de Outubro 2024. A eleição ocorre na Assembleia Geral Ordinária em 20 de Outubro 2024, hora e local ainda serão definidos.
Comissão Eleitoral
Presidente: Carlos Santos CPF 038.391.922-34
Secretária: Susanne Gerber-Barata CPF 213.091.308-33
Mesária: Hélida de Fátima Amorim da Silva CPF 442.860.232-49
Alter do Chão, 18 de Setembro 2024