Por Raquel Chaves Tupinambá
A mandioca é a principal cultura manejada nos sistemas agrícolas familiares de indígenas e ribeirinhos que vivem no interior da Amazônia.
Roça - sistema agrícola onde cultivamos a mandioca
Nós manejamos diversas variedades de mandioca, desde as bravas, "mandioca" (com alto teor de ácido cianídrico), passando pelas "macaxeiras" (que podem ser consumidas após o cozimento), até chegar nas "manicuera" (que podem ser consumidas cruas).
Raízes de diferentes variedades de mandioca
A importância da mandioca para nós (indígenas e ribeirinhos) se deve ao fato desta ser a base da nossa alimentação e cultura. E as muitas variedades estão associadas também aos muitos derivados que produzimos: farinha de mandioca, farinha amarela ou farinha d'água, bijus, massas, biscoitos, bebidas e comidas específicas da nossa culinária.
Produção de derivados da mandioca
O tucupi é o suco da mandioca brava. O tucupi preto é uma redução do tucupi tradicional, bem conhecido na culinária indígena do alto Rio Negro. Nas comunidades indígenas e ribeirinhas do Baixo Tapajós, o ingrediente é usado principalmente no cozimento de peixes.
Processo de extração do tucupi
Uso do tucupi nas comunidades do Baixo Tapajós
O tucupi é cozido, depois colocavam-se peixes e temperos.
Cozimento do tucupi
Retiravam os peixes para comer. O tucupi que sobrava era reutilizado no mesmo processo, com outro peixe. Conforme esse molho era recozido, o tucupi ficava cada vez mais apurado e escuro. Esse era o tucupi preto que eu conhecia.
Peixe no tucupi
Manibé, o molho de tucupi preto apurado sem peixe
Participando de um evento sobre o uso de plantas na culinária Amazônica em Belém, conheci o tucupi preto comercial, que era apurado sem a adição de peixes. Ao retornar para a Aldeia São Pedro do Tapajós, eu e outras mulheres indígenas resolvemos apostar nessa receita: reduzir o tucupi com ervas amazônicas, sem peixe, até ficar um molho apurado e denso.
O gosto é uma mistura do doce, azedo e salgado, umami. Os nutrientes estão concentrados e a cor é escura.
Manibé - tucupi reduzido, produto comercial
O "manibé", nome comercial dado ao nosso molho de tucupi preto, é um produto sem adição de conservantes. Pode ser usado no preparo de saladas, peixes, carnes, etc. Em substituição ao shoyu, molho inglês.
Risoto de cogumelo Amazônico com tucupi preto, manibé