[ editar artigo]

Por união, conciliação e reconciliação

Por união, conciliação e reconciliação

Por Susan Gerber

Felizes em ver nossa Alter em rede nacional, ficamos orgulhosos da vila ser retratada como um paraíso amazônico, com povo acolhedor e cheio de belezas naturais. Acontece que Alter hoje se encontra numa encruzilhada: anda dividida, sem voz, desunida. Discrimina os moradores entre os nativos e os de fora, limitando forças e amor. Mesmo quem é de Santarém tem sido tratado como um estrangeiro, forasteiro, excluído da comunidade.

A situação não está bem e os reflexos estão por toda parte. No mês passado, no dia de aniversário da vila, moradores vaiaram o prefeito de Santarém. Aniversários deveriam ser dias festivos, datas de comemorar conquistas, relembrar dias bons passados em conjunto. Triste realidade que espelha que Alter se encontra sem voz, sem voz própria. Alter se encontra até hoje sem conselho comunitário, órgão importante de diálogo.

Alter se autoembargou duas vezes na Justiça. Comprou briga grande. E conquistou um bem valiosíssimo: democracia e igualdade para todos nós.

A chapa II conquistou o que deve ser natural. Todos nós, moradores de Alter do Chão, poderemos votar e escolher quem nós representará.

Podemos ajudar a decidir quem será a voz que lutará por causas importantes e urgentes da vila. Podemos escolher se quereremos um coro, um coral ou até uma sinfonia!

O voto de todos sem discriminação é uma conquista fundamental. Alter agora deve fazer vale-la.

O momento é precioso e pede união, conciliação e reconciliação. O momento exige calma. O momento exclama por transparência. A encruzilhada abre caminhos novos, nunca andados.

Os desafios são grandes e para todos nós. Nativos, indígenas, moradores mais antigos, famílias tradicionais ou moradores que vieram de outros lugares e estabeleceram suas vidas aqui.

Vamos andar juntos. Todos nós temos que conviver melhor. Nativos, comunitários, turistas, professores e professoras, catraieiros e barraqueiros, velhos e jovens, todos em prol de Alter. União, conciliação e reconciliação. Todos em prol de Alter do Chão! Uma Alter democrática, unida e transparente!

O BOTO - Alter do Chão
O BOTO
O BOTO Seguir

O BOTO é o jornal comunitário de Alter do Chão, em Santarém/PA, e região. Os repórteres, fotógrafos e colunistas são moradores. Os assuntos são escolhidos pelos próprios colaboradores.

Ler matéria completa
Indicados para você