O BOTO - Alter do Chão
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Festival dos Rios celebra a cultura ribeirinha da Amazônia com o tema “Salve o Tapajós”

Festival dos Rios celebra a cultura ribeirinha da Amazônia com o tema “Salve o Tapajós”
fabiobarbosafb
mai. 17 - 4 min de leitura
000

Alter do Chão, distrito de Santarém (PA), receberá mais uma vez o Festival dos Rios no período de 09 a 12 de junho de 2022. O evento é patrocinado pela Natura e acontecerá de forma presencial em uma das regiões mais bonitas do país que além das riquezas naturais, conta com um tesouro subterrâneo, o Aquífero Alter do Chão, o maior de que se tem conhecimento no planeta, com mais de 162 mil quilômetros cúbicos de água. Por isso, o tema deste ano é providencial “Salve o nosso Tapajós”, o rio que banha o município e está ameaçado pela atividade garimpeira e pelo desmatamento. 

“O rio Tapajós é de extrema importância para milhares de ribeirinhos, que dele tiram seu sustento e seu modo de vida. Queremos passar o recado que salvar o Tapajós é garantir não apenas a sobrevivência, mas o bem-viver de diversas comunidades que convivem em harmonia desde sempre com o rio”, diz Marlena Soares, idealizadora do Festival dos Rios. O evento terá shows musicais e vai além no objetivo de dar voz para as comunidades ribeirinhas, incluindo na programação uma feira de bioeconomia e o fórum de debates.

Na programação terá muita música, feira com diversos produtos de bioeconomia da região e um fórum de debates que vai discutir o papel da cultura ribeirinha como fortalecimento do território. O tema deste ano será “Salve o nosso Tapajós”, rio que     banha Santarém e está ameaçado pela atividade garimpeira e pelo desmatamento. 

A abertura do evento acontece na tradicional Quinta do Mestre e a Sereia, no Centro de Referência do Carimbó de Alter do Chão, na orla da vila, com a apresentação de As Karuanas e do Coletivo de Mestres de Carimbó. Na sexta-feira, durante o dia, a Toca do Tatu recebe o Regatão Cultural, uma programação multicultural com feira de produtos da sociobiodiversidade, como óleos, artesanatos, pimentas, farinha, tapioca, etc. Na Roda de Saberes: Crise climática e cultura: impactos na floresta, jovens debatem sobre como as manifestações culturais populares da Amazônia dialogam com a crise climática. Haverá ainda uma Oficina de dança de Carimbó com Gilvana Borari. E à noite, Vivência cultural:Histórias de Encantaria com Juci Borari e Luciene Sardinha, destacando a relação de proteção e respeito aos Encantados que habitam os rios, igarapés e lagos no território de Alter do Chão. A partir de 21h, no Lanche da dona Glória, o Chorinho Amigos do Zé faz o aquecimento e no Espaço Alter, três nomes regionais animam o público na sequência: o cantor e compositor Rawi, a banda El Puxirum e a DJ Pedrita.

No sábado, a programação retorna à Toca do Tatu com o Regatão Cultural na Roda de Saberes: Mulheres pelo Tapajós: entre o rio e a floresta. No almoço, a celebração da cultura alimentar com uma Piracema no Restaurante Tribal. Ainda terá, uma Vivência com Mestre Chico Malta (Carimbóterapia para o público infantil) e no Galpão dos Botos, a partir das 20h, o show inicia com um Manifesto pelo Rio Tapajós, seguido da apresentação das Suraras do Tapajós. Na sequência os artistas convidados: David Assayag, Dona Onete e Amazon Beach, com a participação especial de Priscila Castro. E na madrugada, DJ Zek Picoteiro não deixará ninguém parado!

No domingo, encerrando o final de semana de Festival dos Rios, a Toca do Tatu recebe o Regatão Cultural durante o dia e partir das 18h se transforma no palco dos show do Grupo Espanta Cão e do cantor Dan Selassie, com a participação de Marcos Tapajós.

A programação é gratuita, somente nos dias 10 e 11 de junho terão ingressos que estão à venda na plataforma www.sympla.com.br/festivaldosrios e nos pontos físicos: Chilli Beans, Salvador Sports, Sim Sim Brechó, Mini Center Mingote, Bar da Beth e TY Comedoria & Bar.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você