O BOTO - Alter do Chão
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

[13/07] "Poemas pra Brincar" leva teatro de bonecos para criançada no Espaço Cultural Nova União, em Alter

[13/07] "Poemas pra Brincar" leva teatro de bonecos para criançada no Espaço Cultural Nova União, em Alter
O BOTO
jul. 6 - 3 min de leitura
000

por Hellen Joplin e Patrícia Kalil

Teatro nas férias! A Cia. Teatral As Graças, com produção local de Las Cabaças, embarca por 15 dias parando em oito comunidades ribeirinhas do Tapajós, em Santarém, Belterra e Aveiro. Além da apresentação do espetáculo infantil Poemas Para Brincar, o grupo realizará um cortejo cênico musical e oficinas de teatro de sombras e do teatro de bonecos para a criançada.

A peça conta a história e toda invencionice de Ana e Juca. Depois de perderem uma pipa, eles inventam uma nova brincadeira: por meio do jogo de palavras descobrem como brincar de poesia. Cada poema, então, torna-se uma grande jornada em um mundo de imaginação e alegria.


© Joao Caldas Fº

A montagem já tem mais de 20 anos e ganhou diversos prêmios de teatro infantil, entre eles Mambembe (companhia) , APCA (texto) e prêmio Coca-Cola na categoria Teatro de Animação. Percorreu os sertões de Pernambuco e Alagoas de ônibus a convite do Projeto Móvel de Cultura e Meio Ambiente da Comunidade Solidária em 1999. Para a região Norte, o tradicional ônibus será substituído por um barco.


© Joao Caldas Fº

“É a primeira vez que realizaremos uma circulação na região Norte, onde o meio de transporte é fluvial. Esperamos aprender com esse processo para que possamos ampliar nossa atuação nos rios”

Vera Abbud, atriz e manipuladora de bonecos

POEMAS PARA BRINCAR     - Programação no Tapajós
Data                 horário          Local
13/7/19,          às 20h -        Espaço Cultural Nova União – Alter do Chão – Santarém 
14/7/19,          às 18h -        Praça Brasil – Belterra
17/7/19,          às 20h -        Comunidade  de Maguari – Belterra
18/7/19,          às 19h -        Comunidade de Nazaré – Belterra  - PA
21/7/19,         às 20h -        Comunidade de Pinhel – Aveiro – PA
23/7/19,          às 19h30 -        Comunidade de Suruacá – Santarém – PA
26/7/19,          às 20h -        Comunidade de São Pedro – Santarém – PA
28/7/19,          às 20h -        Comunidade de Urucureá – Santarém – PA

Esta circulação ocorre com patrocínio do Programa Petrobras Distribuidora, seleção pública que tem como objetivo contemplar projetos de circulação de espetáculos teatrais não inéditos, em parceria com a Secretaria Especial da Cultura. Ao todo, foram escolhidos 57 espetáculos, representantes de todas as regiões do País, com apresentações em todos os estados.

Cia. Teatral As Graças nasceu em 1995, com atrizes formadas na Escola de Arte Dramática - USP, completando, em 2019, 24 anos de trabalho ininterruptos. Isso permitiu que 16 espetáculos fossem realizados, dos quais oito ainda estão em repertório. Nesses anos circularam por todas as regiões do Brasil, passaram por 15 estados, participaram de vários festivais, ganharam importantes prêmios e foram contempladas com diversos editais federais, estaduais e municipais, entre eles Petrobras, Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, Myriam Muniz e PROAC. Escreveram um livro sobre sua trajetória artística e criaram por meio do programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo o projeto Circular Teatro, um ônibus-teatro que é também palco e leva ao Brasil os espetáculos de repertório do grupo.

Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você