No mês de novembro, o programa de jornalismo da Rádio Comunitária “Se Liga, Alter" falou sobre meio ambiente e como somos afetados pelas mudanças climáticas. Jaciara Borari conta de sua participação na Cop- 26, na Escócia, e contamos um pouco sobre o trabalho ambiental dos professores da escola Irmã Dorothy.
Indígena Borari na COP 26 2021
Jaciara Borari participou da COP 26, em Glasgow na Escócia, a Conferência das Nações Unidas sobre mudança climática. O evento ocorreu entre 1 a 12 de novembro de 2021 e reuniu vários países para debaterem como podem evitar impactos que estão afetando o meio ambiente. Nessa manifestação mundial, teve representantes de vários países, povos indígenas e negros.
“ Nós não ficamos calados, nós juventude não ficamos calados, fizemos ações de ativismo e uma dessas ações foi sobre a PL 2.159/2021 que é a PL do licenciamento ambiental, mas nós conhecemos como PL da boiada”
O Projeto de Lei 2.159/2021 contraria a obrigação da Constituição Federal de garantir a proteção ao meio ambiente, possibilitando mais desmatamento, aumentando os problemas climáticos, afetando terras indígenas e territórios quilombolas .
Constituição Federal de 1988
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
De acordo com Jaciara, dados do clima foram omitidos perante a Cop 26 nas falas dos representantes governamentais do Brasil. Ao contrário da realidade que vemos, eles demonstraram ter preocupação em proteger o meio ambiente e cuidar dos povos originários.
Cuidar do planeta depende de cada um de nós e nossas próprias atitudes. Não poluir o meio ambiente com lixo ajuda a diminuir as consequências.
A escola Irmã Dorothy Mae Stang, localizada na comunidade de Caranazal- Eixo Forte, enfatiza a preservação do meio ambiente, com ações de plantio de mudas de árvores na área externa da escola e doações de plantas diversas. Os alunos fazem parte dessas atividades aplicando na prática o que aprendem com os professores na teoria.
Essa foi nossa matéria de jornalismo do mês de novembro. Aguardamos vocês no nosso próximo encontro. Até lá, se liga, Alter!
Samara e Enilda Borari
kuwekatureté
Muito obrigada (o)