O BOTO - Alter do Chão
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Com o pé atrás Alter posterga propostas para o Plano PluriAnual da prefeitura

Com o pé atrás Alter posterga propostas para o Plano PluriAnual da prefeitura
Susan Gerber-Barata
jun. 7 - 3 min de leitura
010

O convite chegou sexta-feira, via WhatsApp, teoricamente para a comunidade toda. Convidava para participar na elaboração do PPA, Plano Plurianual, base do orçamento da prefeitura de Santarém para os anos 2022-2025. A reunião aconteceria hoje, segunda-feira, dia 07 de Junho de 2021 na quadra poliesportiva da escola Borari. O horário escolhido: 8h da manhã. Pegou a vila de surpresa e despreparada. O responsável pelo convite nega o envio em cima da hora e alerta ter convidado com antecedência e pessoalmente. 

A mesa composta por (de esquerda para direita)Professor Raimundo Garcia, Diretor da escola Borari, Kléber Costa, Assessor de Representação Distrital de Alter do Chão, secretário da prefeitura João Pingarilho, Antônio Souza, Conselho Comunitário, Cacique Rosivaldo Maduro

Os representantes das secretarias da prefeitura e moradores da vila.

Com uma hora de atraso o secretário do desenvolvimento econômico João Pingarilho (uns devem lembrá-lo como candidato a prefeito) abriu a sessão com uma oração. Os presentes foram convidados a entregar suas prioridades e necessidades para o PPA, o plano plurianual da prefeitura, principal instrumento de planejamento para o orçamento a ser elaborado pelo executivo para os próximos anos. João Pingarilho enfatizou que ele e sua equipe vinham aqui na vila para ouvir e receber. Propostas a serem incluídas no orçamento, o mesmo depois será sancionado pelo legislativo, os vereadores. Dos vereadores, peças-chave nesse processo, todos convidados, nenhum apareceu. E a vila ficou com o pé atrás.

Secretário João Pingarilho

"Acho melhor discutirmos essa proposta num outro momento!"

"O futuro de Alter não se discute em um dia!"

A fala do cacique Matuto ganhou o coro não só do Antônio Souza, do Conselho Comunitário, mas de muitos outros membros da comunidade, todos batendo na mesma tecla. Concordaram que querem e precisam consultar não só as mais do que 40 associações da vila, como todos os seus membros para depois ser capaz de entregar as propostas da vila, sinalizando que o secretário perdeu a viagem. Tanto o Kléber Costa quanto o secretário João Pingarilho enfatizaram que o convite tinha saído com antecedência e em alguns casos pessoalmente. Mas o secretário enfim concordou e receberá as propostas da vila daqui a 20 dias.

Os eixos a serem discutidos para o PPA. Em primeiro lugar Infraestrutura e Urbanismo, Educação em quarto lugar e o Ambiente no final. O secretário nega que a sequência da proposta expressaria qualquer valor ou importância dada à mesma.

Queremos ser ouvidos! Querendo ou não, Alter se localiza dentro de uma APA aprovada por lei.

O professor Jackson Rêgo Matos expressou na sua fala clara, contundente e conciliadora que a vila quer e precisa ser ouvida. E não só isso. Lembrou que Alter se localiza dentro de uma APA aprovada por lei! Sem ou com plano de Manejo. A implantação desse Plano de Manejo, aliás, sinalizada como promessa eleitoral do atual prefeito, seria elaborado com a ajuda da UFOPA. Mas até hoje não saiu do papel. 

Quem sabe a vila agora se mobiliza? Se convence que precisa cuidar do seu futuro, se não os outros farão isso para ela. De qualquer jeito, a bola agora está com as associações!

E com os cidadãos de Alter também! A prefeitura disponibiliza um link para cada um de nós poder dar a sua opinião pessoal sobre todas os temas do PPA. Vila - participe!

https://santarem.pa.gov.br/institucional/ppa

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você