O BOTO - Alter do Chão
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cabana do Tapajós apresenta Maurício Gomes plays Sebastião Tapajós

Cabana do Tapajós apresenta Maurício Gomes plays Sebastião Tapajós
Jackson Rego Matos
dez. 30 - 4 min de leitura
010

 

Dia 29 de janeiro de 2022, teremos show na Cabana do Tapajós. Esta data super expressiva para Alter do Chão e para o Oeste do Pará, por neste dia ter nascido à 11 anos o Movimento de Roda de Curimbó, traz agora a certeza da vida que segue e apesar das grandes perdas que tivemos como a de nosso Mestre Sebastião Tapajós, segue em todo seu esplendor em busca da superação, da paz, do amor, da felicidade e do belo. Schopenhauer, em carta a Richard Wagner, disse que a maior glória de uma pessoa é saber que um contemporâneo seu continua a fazer aquilo que este alguém fez. 

Assim, neste dia teremos a continuação da obra de dois grandes da arte e da cultura da região, ST e Wander de Andrade, tendo no palco o violonista de Belém Maurício Gomes e a cantora santarena Adria Goés, acompanhados do pianista Andreson Dourado e uma apresentação do Monte Alegrense José Maria Bezerra, professor de violão UFPA que defendeu seu doutorado, a partir do diálogo e da amizade com ST e, transformou esse diálogo se numa obra musical,  Rio Surubiú Suíte, peça que abrirá a noite. 

Maurício Gomes fará concerto do álbum Sebastião Tapajós Plays em homenagem ao violonista que nos deixou recentemente, convidando o pianista Andreson Dourado a cantora Ádria Góes que encerrará o show cantando músicas de compositores santarenos e brasileiros, como o obidense Wander Andrade, acompanhada por José Maria Bezerra e Andreson Dourado. O mestre de cerimônia será Jackson Rêgo Matos do IST/ALAS/UFOPA.  

Este exímio violonista, iniciou seus estudos de violão aos 12 anos, formando-se em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e em violão pelo Conservatório Carlos Gomes, onde realizou seus estudos com o professor Salomão Habib. Ganhou inúmeros prêmios, tanto em São Paulo como Belém e na Espanha. Foi professor de violão no Conservatório Carlos Gomes em Belém, transferindo-se para Barcelona (Espanha) e ingressou na Escola Superior de Música de Catalunya, onde estudou com Zoran Dukic e Àlex Garrobé. Ofereceu concertos no Brasil e também em Portugal, Espanha e Alemanha. Dentre suas atuações, destaca-se a participação no Concerto à Brasileira, realizado em 2009 na Embaixada do Brasil em Berlim (Alemanha), tocando ao lado dos músicos Wilfried Berk e Elizabeth BerkSeiz. Cursou o Mestrado em Música na Universidade de Aveiro (Portugal. Maurício Gomes Plays Sebastião Tapajós é o mais recente trabalho, que teve seu lançamento em todas as plataformas digitais, onde no projeto gráfico do novo álbum, aparecem depoimentos de alguns músicos brasileiros, como Gilson Peranzzetta, Geraldo Ribeiro, Álvaro Henrique, entre outros. O CD foi gravado e mixado em Belém, por Assis Figueiredo com fotografias de Carla Barroso; projeto gráfico de Mabi Bezerra e direção e produção de José Maria Bezerra, que também foi o produtor do CD Sonhos e Valsas, que tem a composição Anacã.

É Anacã, composição virtuosa de Sebastião que exalta a maravilhosa música que é a popular brasileira e que estará representada. Serão seus movimentos que nos envolverá pela sua grandiosidade e beleza. Como no espetáculo dirigido Ana Unger no Teatro da Paz, saberemos porque deveríamos escolher não só Anacã, mas toda a obra de Sebastião, como a trilha sonora do mundo, que continua encantando com os discípulos que Sebastião legou para nós e a humanidade. 

    


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você