via OESTADONET, por Kamila Andrade
A Promotoria de Justiça de Santarém, no oeste do Pará instaurou procedimento para apurar possíveis irregularidades em evento “2º Desafio Zéfiro – 70 km” ocorrido no distrito de Alter do Chão, no último domingo (4). O evento teve a coordenação de Alexandre Rizzi, que também é juiz da Comarca de Santarém.
De acordo com a Promotoria, inicialmente, o Ministro Público do Pará, enviou um oficiou à Divisão de Vigilância Sanitária, ao Comitê de Gestão de Crise de Santarém, Secretaria Municipal de Saúde, Prefeito e Procuradoria do Município, solicitando documentos, esclarecimentos e justificativas técnicas sobre a liberação do evento, bem como se houve presença da fiscalização sanitária no local, e quais as providências adotadas visando apurar, nas esferas cível, administrativa e criminal, a conduta dos organizadores/participantes, com encaminhamento da documentação comprobatória.
A Promotoria destacou ainda que, somente ao final das apurações será informado sobre os encaminhamentos a serem conduzidos pela promotoria.
De acordo com a Vigilância Sanitária, houve descumprimento da Lei Municipal 21.198, de 1º. de março de 2021 e desrespeito aos protocolos condicionados para a realização do triatlo, relacionados à prevenção à Covid-19, como o não uso de máscara. LEIA AQUI
O evento
O 2º Desafio Zéfiro de Triatlo, provocou aglomeração e muitas discussões nas redes sociais desde último domingo.
Após o evento, uma equipe de fiscalização da Divisão de Vigilância Sanitária aplicou multa no valor de R$ 87,00 ao secretário municipal de Esporte e Lazer, Ezequiel Aquino de Azevedo, por descumprimento de medidas de biossegurança durante a presença dele no local.