"Se Liga, Alter" é o novo programa jornalístico da rádio comunitária da vila de Alter do Chão que vai ao ar toda última terça-feira do mês, ao vivo, na Alternativa FM 87,9. Com bolsa de jornalismo da Associação Iwipurãga, o programa é criado, produzido, roteirizado e apresentado por Samara Borari e Enilda Borari.
A estreia do programa foi na semana passada e trouxe como tema a Identidade Borari. Entrevistas falaram sobre a importância de valorizar a cultura do povo nativo e resgatar os saberes tradicionais vivenciados e passados de geração para geração.
Foram tocadas nove músicas que contam a história da vila. A música "Aneputun Kariwa", composta por Neila Borari em parceria com Luis Alberto Chuica, narra a chegada dos portugueses em Alter do Chão e os costumes tradicionais dos Borari. A cada novo programa, Enilda e Samara vão apresentar um artista ou grupo da vila.
Procissão da busca dos mastros do Çairé. - Crédito: Enilda Santos
Neila, filha da lendária dona Ramira –uma grande artesã que estimulou as filhas a descobrirem cedo a própria identidade–, contou sobre o ritual indígena na festa do Çairé.
Depois de uma proibição por 31 anos (de 1942 a 1973), a festa foi resgatada de forma coletiva, sendo realizada pelas famílias nativas. Os rituais do Tarubá, da dança do Macucauá e da subida do mastro, tão importantes no Çairé, são todos rituais indígenas.
Peças em cerâmica encontradas. Fotos: Enilda Santos
Já a professora Anne Rapp-Daniel, que é professora de arqueologia na UFOPA e uma das fundadoras do projeto Arqueologia nas Escolas, falou sobre a importância de conhecermos a história ancestral da vila e cuidarmos dos sítios arqueológicos de Alter do Chão.
O programa "Se Liga, Alter" acontece ao vivo toda última terça-feira do mês, das 10h às 11h da manhã. No próximo encontro, a reportagem será sobre saneamento básico. Enviem sugestões ou perguntas nos comentários abaixo.
Até lá, se liga, Alter!
Enilda e Samara Borari