Por Repórter Mirim: Ana Júlia, 12 anos
Eu, Ana Júlia, 12 anos, estou propondo para vocês terem um pouco mais de consciência. Prometo não jogar mais lixo no chão e nem na rua. É importante manter nossa casa limpa. Não estou insinuando que todas as pessoas jogam lixo no chão, mas toda vez que vou à praia, vejo lixo jogado no chão. Eu acho muito triste. Só quero um mundo sem lixo e um lugar mais bonito para a gente morar.
Já pararam para pensar quanto lixo existe lixo no mundo? Por exemplo, você está no restaurante e o garçom dá um talher embalado em saco plástico que vai virar lixo em um segundo. Outro exemplo, você pede um suco de fruta e a pessoa dá em um copo descartável. Aí você toma e joga fora o copo, já é um novo lixo feito. Por que a pessoa não pegou e deu um copo de vidro que é só usar e lavar?
Para fazer esse texto, eu entrevistei a moradora Elizabeth Rocha. Ela acha que a reciclagem é uma das formas de reduzir impacto ambiental. Beth também disse que todos os moradores deveriam fazer sua parte para que a coleta funcione.
Eu também conversei com a vendedora Maria da Paz Castro Pereira. Ela acha que seria muito bom se as pessoas separassem o lixo, colocando vidros e plásticos em um saco e os restos de alimentos em outro.
Por último falei com o mecânico Allison Jones. Ele acha que só queria bom se tivesse mais lixeira coletiva, campanha educacional nas escolas e nos bairros.
Ao jogar lixo nas ruas, nas florestas, nos lagos, ele vai acumular e prejudicará a saúde das pessoas e também dos animais. As casinhas-lixeiras são para jogar nosso lixo. As pessoas não respeitam a lei que diz que não pode jogar lixo em qualquer lugar? Se as pessoas tiverem um pouco de consciência o planeta pode ficar mais bonito!
Eu com muito orgulho escrevo para todos pensarem sobre isso.
Repórter Mirim: Ana Júlia