O BOTO - Alter do Chão
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Identidade Borari e um pouco da história de Alter do Chão

Identidade Borari e um pouco da história de Alter do Chão
se liga alter
ago. 6 - 2 min de leitura
010

"Se Liga, Alter" é o novo programa jornalístico da rádio comunitária da vila de Alter do Chão que vai ao ar toda última terça-feira do mês, ao vivo, na Alternativa FM 87,9. Com bolsa de jornalismo da Associação Iwipurãga, o programa é criado, produzido, roteirizado e apresentado por Samara Borari e Enilda Borari.

A estreia do programa foi na semana passada e trouxe como tema a Identidade Borari. Entrevistas falaram sobre a importância de valorizar a cultura do povo nativo e resgatar os saberes tradicionais vivenciados e passados de geração para geração. 

Foram tocadas nove músicas que contam a história da vila.  A música "Aneputun Kariwa", composta por Neila Borari em parceria com Luis Alberto Chuica, narra a chegada dos portugueses em Alter do Chão e os costumes tradicionais dos Borari. A cada novo programa, Enilda e Samara vão apresentar um artista ou grupo da vila.

Procissão da busca dos mastros do Çairé. - Crédito: Enilda Santos

Neila, filha da lendária dona Ramira –uma grande artesã que estimulou as filhas a descobrirem cedo a própria identidade–, contou sobre o ritual indígena na festa do Çairé. 

Depois de uma proibição por 31 anos (de 1942 a 1973), a festa foi resgatada de forma coletiva, sendo realizada pelas famílias nativas. Os rituais do Tarubá, da dança do Macucauá e da subida do mastro, tão importantes no Çairé, são todos rituais indígenas.

 

Peças em cerâmica encontradas. Fotos: Enilda Santos

Já a professora Anne Rapp-Daniel, que é professora de arqueologia na UFOPA e uma das fundadoras do projeto Arqueologia nas Escolas, falou sobre a importância de conhecermos a história ancestral da vila e cuidarmos dos sítios arqueológicos de Alter do Chão. 
 
 


O programa "Se Liga, Alter" acontece ao vivo toda última terça-feira do mês, das 10h às 11h da manhã. No próximo encontro, a reportagem será sobre saneamento básico. Enviem sugestões ou perguntas nos comentários abaixo.

Até lá, se liga, Alter!

Enilda e Samara Borari


 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você