O BOTO - Alter do Chão
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cosanpa fala sobre microssistemas e responsabilidade da prefeitura

Cosanpa fala sobre microssistemas e responsabilidade da prefeitura
Patrícia Kalil
abr. 29 - 3 min de leitura
020

 

https://www.twitch.tv/videos/1004877095

No link acima, você pode conferir a transmissão completa, que foi feita ao vivo, para registrar a reunião com Cosanpa realizada no dia 29/04/21, quinta-feira, ao lado do canteiro de obras do microssistema.

Principais questões levantadas, as respostas completas você pode conferir no vídeo:

Por que a reunião não foi feita por vídeo, com transmissão ao vivo para acesso de todos?

Em linhas gerais, disseram que não é prática adotada nem durante a pandemia. Que essa pode ser uma demanda feita ao departamento de comunicação da companhia.

Com os microssistemas já operando com dificuldade e a população sob risco de ficar sem água até o fim das obras da Cosanpa, o que pode ser feito?

Falaram que o problema é da Prefeitura de Santarém e que se a população ficar sem água antes do final das obras do novo sistema de abastecimento, a prefeitura precisa responder a essas questões. Citaram que os microssistemas comunitários serão desligados, a não ser que a comunidade queira operar com os dois sistemas, mas que isso não é responsabilidade da companhia.

Qual a previsão do final da obra do sistema de abastecimento em Alter?

A estimativa geral é para dezembro de 2021.

Qual será a tarifa da Cosanpa?

Defenderam que a Cosanpa tem a tarifa mais barata do Brasil e deram como exemplo uma tarifa de 17 reais para 10m3 (10 mil litros de água) em Santarém, sem confirmar se essa será a tarifa para moradores da vila de Alter do Chão. Conforme fala de advogado do Instituto Aquífero Alter do Chão, a média de uso de uma família do bairro é de 1000l por dia, ou seja, 30 mil litros por mês. Ou seja, se a tarifa para 10mil litros é 17, para 30 mil litros é preciso multiplicar esse valor por 3, o que daria uma conta de mais ou menos 50 reais.

Onde estão sendo feitas obras da Cosanpa na vila?

Inicialmente, no bairro do Jacundá e no Bairro União. Perguntados sobre onde consultar atas das reuniões feitas nos bairros com as associações, não souberam especificar onde encontrar essas informações e citaram o Conselho Comunitário e Administração Distrital.

Qual o canal de comunicação unificado com a vila, contando o planejamento e execução em andamento nos bairros para conhecimento de todos? 

Falaram que vão afixar no canteiro de obras o planejamento da semana. Perguntados sobre a possibilidade de colocar essas informações na Internet, em site, para consulta de todos, falaram que isso é uma demanda a ser feita para comunicação da Cosanpa.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você