O BOTO - Alter do Chão
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Biga Kalahare fala na câmara sobre questionamento do Comitê Popular de Crise

Biga Kalahare fala na câmara sobre questionamento do Comitê Popular de Crise
Comitê Popular de Santarém
abr. 6 - 3 min de leitura
000

Durante a sessão remota desta terça-feira (6), o vereador Biga Kalahare (PT) se pronunciou sobre o evento esportivo denominado "Zéfiro 70 km", que reuniu mais de 120 atletas de triatlo  no dia (04/04) em Alter do Chão.

O parlamentar destacou que ficou surpreso com a atividade esportiva que liderou uma aglomeração de centenas de pessoas na vila, gerando estranheza nos membros do comitê popular de combate à covid-19 de Santarém:

"Durante o dia de ontem, dialogamos sobre o caso e sobre encaminhamentos possíveis a partir das informações de que a Prefeitura estaria culpabilizando a Vigilância Sanitária e indicado a instauração de uma investigação administrativa pela própria vigilância sanitária", explicou

Biga , ressaltou  que têm acompanhado o Comitê popular desde o início de seu mandato e o representa na casa, levando inclusive encaminhamentos à Prefeitura e demais órgãos municipais sobre pontos específicos do tratamento da pandemia no município. 

"Uma das ações conjuntas que mais repercutiram foi a entrega de um relatório desse Comitê ao então Ministro da Saúde, quando veio à Santarém para inaugurar o novo Hospital de Campanha. Nesse documento, solicitávamos apoio para dirimir várias situações que Santarém vem enfrentando durante a pandemia", salientou

Kalahare falou que o Comitê Popular entendeu que a Vigilância Sanitária não teria condições de, sozinha, aprovar e permitir a realização de um evento que contou com a participação de Secretarias como a de Turismo e  Esporte e Lazer. Afinal, essa tal autorização ia contra o próprio Decreto Municipal 712/2021 vigente, que permite reuniões de, no máximo, 10 pessoas. 

Por conta disso, o vereador junto com o movimento encaminhou ao Ministério Público do Estado (MPE) essa situação pedindo que monitore as ações até aqui tomadas pelo Poder Público e, principalmente, participe do procedimento de investigação sobre a liberação do tal evento, frisando que o mesmo foi noticiado nacionalmente, por meio de vídeos e fotos, onde ficou claro que não foram respeitados os protocolos de biossegurança, uma vez que houve aglomeração sem uso de máscaras de proteção. O petista salientou que buscou embasamento para se manifestar sobre o debate.

Sobre o Documento enviado ao MPE

 O documento foi protocolado na promotoria de saúde do  Ministério Público do Estado (MPE), nesta manhã de terça-feira, solicitando uma rigorosa investigação por parte do MPE sobre o evento esportivo ocorrido no dia (04/04) na vila balneária de Alter do Chão, por se tratar de um delito contra a saúde pública , no momento em que o número de casos da covid-19 só aumenta em Santarém. 

O documenta expressa a indignação contra o evento e cita o mês de Março como o mais letal de toda a pandemia no município, com o trágico recorde de 183 mortes registradas pela covid-19.

42 assinaturas de entidades e movimentos sociais  constam no documento, que finalizam pedindo que providências sejam tomadas no sentido de responsabilizar os envolvidos.


Ascom vereador Biga Kalahare (PT)


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você