O BOTO - Alter do Chão
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

50+13: Votar em mulheres para Câmara (50) e em uma mulher para prefeita (13)

50+13: Votar em mulheres para Câmara (50) e em uma mulher para prefeita (13)
Jackson Rego Matos
nov. 13 - 4 min de leitura
010

escrita com colaboração do professor Dr. Gilberto César Rodrigues*

Mulheres para a Câmara e para a Prefeitura! É disso que precisamos. Essa é a chance que nós temos de recomeçar, com a força das mulheres de espírito corajoso, protetor e solidário em defesa do que é público para as famílias/crianças/mulheres que tanto necessitam de políticas públicas de verdade. O mundo está mudando e que nós acompanhemos o passo, sem demora, sem atraso, sem medo. Agora o espaço é para as mulheres sim. É hora de mostrar o amor pela Terra Querida, de trazer novo ar para o executivo e o legislativo. Chega de homens que ficam fazendo acordos às escuras, que não escutam o povo, que ficam enrolando quatro anos, mudando nome de ruas, inventando homenagens à toa como se legislar fosse passa-tempo, homens que desconhecem a realidade do povo e ficam transferindo para a iniciativa privada o que é nosso.

A alternativa que debatemos aqui é votar em candidatas para vereadoras do PSOL ou, se não souber em qual, votar na legenda do partido, apertando 50 e confirma. O PSOL se consolidou como partido que defende as causas dos movimentos sociais e das minorias e será AUTÔNOMO, já que não tem candidatura concorrendo à prefeitura. Assim, essa vereadora ou coletivo de vereadoras eleitas serão de partido diferente do da prefeita Maria do Carmo, que também é a melhor opção.

O PSOL vem sendo duramente atacado pelo exército de fake-news, mas segue crescendo aqui, em São Paulo e outras capitais por ser firme em defesa das causas sociais, ambientais, humanas. 

Por outro lado, sabemos que o PT é amplo politicamente, a ponto de se aliar ao PP em Santarém. Aliás, que não se repita aqui o que ocorreu com a aliança com o MDB de Michel Temer! Porém o PT pauta demandas da população e envolve colegas comprometidos com movimentos sociais que o coloca na melhor opção para a prefeitura no atual contexto político do município.

Coeficiente eleitoral

Para elegermos uma vereadora que dialogue com o povo e atue lado a lado com os movimentos sociais, precisamos atingir o coeficiente de oito mil votos para assegurar 1 vaga na câmara para as candidaturas do PSOL.

Então, ou vote direto na candidata ou coletivo de mulheres, ou vote simplesmente na legenda na primeira opção, clicando 50 e confirma, pois estará ajudando nessa meta de 8 mil votos

Temos muitas candidatas indígenas, quilombolas, caboclas ou representantes da cidade, apresentam suas candidaturas por inúmeros partidos, mas sabemos que nem todas estão realmente comprometidas com o bem viver, com a cultura e com o que a sociedade organizada busca para o bem coletivo. Desta forma, é preciso discernir e votar conscientemente no que melhor representa para a saúde, paro o meio ambiente, para a educação, para o território e os filhos da terra, sem rotular se nasceu ou não aqui.   

Não esqueceremos

Foto histórica de Daniel Gutierrez Govino: Audiência pública do Plano Diretor de Santarém, 2018.

Esse apelo pelas mulheres se dá pela decepção com os vereadores que ocuparam uma cadeira e no momento mais crucial dos últimos 10 anos, mostraram-se indignos do voto de confiança que lhe fora depositado, negando o direito cívico dos movimentos populares que votaram no plano diretor, organizado pela própria prefeitura.

 


* Doutor em Educação na área de concentração em Filosofia e História da Educação do PPGE/UNICAMP. Mestre em Filosofia na área de concentração em Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica do PPGF da UNESP-Marília. Licenciado em Filosofia na Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP-Marília. Professor Adjunto do Programa de Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você